

Abiove eleva suas projeções
23/10/2025
O Brasil deve processar um recorde de 58,5 milhões de toneladas de soja em 2025, segundo estimativa mensal publicada em setembro pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O crescimento da demanda é influenciado pelo aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel, que subiu para 15% desde agosto. A Associação defende um aumento ainda maior.
O impacto é tamanho que uma pesquisa da Bain & Company apresentada no evento Vozes do Agro indica que os biocombustíveis, junto com as proteínas, devem impulsionar o agro brasileiro, aumentando sua capacidade competitiva no cenário global. É um movimento que vai além da soja, alcançando, por exemplo, o milho –o Brasil possui 29 usinas de etanol de milho em projeto ou construção. “Na última safra, 17% do etanol produzido foi originado por milho, volume que já é o dobro de 2020/21”, apontou Felipe Cammarata, sócio da Bain.
Enquanto isso, a exportação da soja para a China cresce, ocupando o espaço dos produtores dos Estados Unidos, e o plantio no Brasil avança.
Quer ficar por dentro do cenário do agro? Assine a newsletter Agri em movimento no LinkedIn.
