Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor

14/02/2024

*Por Felipe Santos

Se a preocupação com a segurança alimentar vem desde o uso de técnicas pré-históricas de cozimento e conservação, hoje, a indústria de alimentos e bebidas pode contar com as mais novas tecnologias para garantir a segurança do alimento desde o plantio até a mesa do consumidor.

A demanda, afinal, só cresce. Consumidores estão atentos ao tema e encontram nas redes sociais um espaço fácil e de alto alcance para fazer suas reclamações, o que pode trazer impacto à reputação de qualquer marca. A indústria que quer aproveitar as oportunidades de um mercado globalizado também encontra suas exigências e precisa se adaptar. O mesmo vale para quem quer atender nichos de consumo, sejam grupos de pessoas intolerantes a determinados alimentos ou comunidades religiosas que consomem produtos com certificações Halal ou Kosher.

As exigências do consumidor em relação à segurança andam junto com uma preocupação crescente e global com a saúde, bem-estar e sustentabilidade, o que eleva a régua do compromisso da indústria com as práticas ESG. Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu e da consultoria GlobeScan, 64% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por opções saudáveis e produzidas de forma sustentável.

Para atender às novas exigências, rastreabilidade é fundamental. O setor investe em tecnologia (inclusive inteligência artificial) para construir uma rede interligada em toda a cadeia produtiva. Caso um produto apresente qualquer anormalidade, é possível obter todas as informações que permitam retirá-lo dos pontos de venda o mais rápido possível e identificar o que precisa ser feito para que não aconteça novamente. Com um QR Code, o próprio consumidor poderá ter acesso a esses dados, trazendo transparência a essa relação.

Outra adaptação oportuna é o ajuste da planta de H2 para H1, adotando o uso de Lubrificantes Food Grade que, mesmo que acidentalmente entrem em contato com o alimento, não causam danos à saúde do consumidor.

Conte com a Moove

A marca Mobil™ tem uma linha de óleos Lubrificantes Food Grade de tecnologia sintética, que, além de trazer mais segurança para a produção, também atende à agenda ESG, cada vez mais presente no setor. São produtos seguros, livres de contaminantes, que trazem os benefícios que o consumidor final espera, e que garantem melhor performance, eficiência, produtividade e menos descarte de óleo para os diversos equipamentos, inclusive os compressores de refrigeração industrial, que são o coração das plantas de alimentos.

A indústria também conta com a expertise dos engenheiros da Moove, que conduzem planos de lubrificação rastreáveis e detalhados, monitoramento preditivo, análise de óleo e outros serviços que ajudam a estender a vida útil do lubrificante e a melhorar a produtividade do maquinário. Convido você a conhecer a nossa oferta para a indústria de alimentos e bebidas em nosso e-book. Estamos juntos nesse movimento por uma indústria cada vez mais segura.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais