As oportunidades que se abrem com a Nova Indústria Brasil
16/12/2025
Vitor Viana Barbieri
A indústria fecha o primeiro semestre de 2024 ainda com grandes expectativas em torno da nova política industrial anunciada pelo governo federal. A iniciativa comunicada abre um caminho verde para a indústria, trazendo perspectivas de novas oportunidades.
Apesar de 2023 ter encerrado em estagnação, 2024 já começou com crescimento, de acordo com a pesquisa PMI, e uma melhora no nível geral de confiança. E foi nesse contexto que o governo federal anunciou, no dia 22 de janeiro, a nova política industrial do país com metas e ações para o desenvolvimento do setor até 2033. A “Nova Indústria Brasil” mira a neoindustrialização, trazendo a inovação e a sustentabilidade como prioridades.
São elas que abrem novas oportunidades em todo o setor industrial, para quem souber pegar o bonde certo. Na avaliação da CNI, o programa é um caminho consistente para revitalizar a indústria. A Confederação aponta como a mais importante, entre as seis missões do programa, a transição energética. “O plano é excelente. Agora, precisamos tirar do papel e transformá-lo em realidade”, declarou Rafael Lucchesi, diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI.
E mais: “Nós temos uma janela de oportunidade única: a janela da economia verde que coloca o Brasil numa condição de enorme vantagem. Nós temos uma grande incidência solar, temos ventos contínuos e regulares. Temos um potencial fantástico para o hidrogênio verde. Então, isso tudo coloca o Brasil em uma posição de vantagem competitiva”.
Essa rota de neoindustrialização verde traz outro efeito: as oportunidades abertas pela descentralização. A expectativa é de que o desenvolvimento da indústria ocorra fora do eixo Rio-São Paulo com, por exemplo, o investimento na agroindústria, especialmente de biocombustível.
Para chegar lá, é preciso vencer os desafios da descarbonização e promover maior engajamento das organizações em projetos ESG, além do envolvimento de outros stakeholders, como fornecedores e parceiros estratégicos das indústrias na busca desse desenvolvimento.
Aqui na Moove, nós já temos toda a agenda ESG como parte da rotina da atuação junto à indústria. São inúmeras ações e ofertas que contribuem paras as metas de sustentabilidade de nossos clientes, levando mais eficiência, uso racional de recursos e menos desperdício. São resultados garantidos, por um lado, por lubrificantes com a mais avançada tecnologia da marca Mobil™ e, por outro, por serviços e soluções altamente especializados que fazem parte da plataforma Moove Engineering Solutions. Conheça a nossa oferta e vamos juntos mover o futuro da indústria.
0 Comentários




