Atracação de navios em portos do Paraná avança 6% em 2020

23/11/2020

O número de atracações de navios em 2020 em instalações operadas pela Portos do Paraná atingiu 2.179 até outubro. O montante representa alta de quase 6% em relação a igual período do ano passado, informou a companhia estatal de logísticas responsável pelos portos de Antonina e Paranaguá. O volume movimentado no acumulado do ano soma 51,5 milhões de toneladas.

Em comunicado, a Portos do Paraná afirmou também que a quantidade de embarcações atracadas e em operação neste momento fica próxima da taxa de 100% de ocupação do cais e píeres nos dois portos, indicando um fluxo intenso.

“Diante da demanda, que está muito grande, fazemos um bom trabalho de programação, fazendo com que a gente tire o máximo de aproveitamento dos nossos espaços”, disse em nota o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior. Já Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa, acrescentou que essa demanda crescente reflete uma “missão de entregar alimentos e produtos essenciais para o mundo”.

Vendas externas
As exportações de commodities agrícolas do Brasil ganharam força em 2020, diante da firme demanda externa, especialmente da China. Outro fator que favoreceu as vendas externas de alimentos foi a desvalorização do dólar frente ao real.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) mostram que, no acumulado até outubro, Paranaguá foi responsável por embarques de 14,07 milhões de toneladas de soja, ante 11,3 milhões no ano completo de 2019.

Para ler o conteúdo original, acesse https://bit.ly/35XXNyi.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

20231 17ª Rodada de Licitações oferece 92 blocos em bacias marítimas Saiba Mais
20230 Indústria de alimentos tem avanço de 10% em Minas no último ano Saiba Mais
20222 À espera da recuperação da economia em 2021 Saiba Mais