Brasil cria centro de estudos para Indústria 4.0

18/02/2020

Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado no final de janeiro em Davos, Suíça, o Brasil anunciou a instalação do primeiro centro de estudos e pesquisa voltado para a Indústria 4.0. O projeto é uma iniciativa com o próprio Fórum, organização que reúne líderes e empresários de todo o mundo.

Chamado de C4IR Brasil, o centro é fruto de uma parceria público-privada (PPP) entre o Ministério da Economia, o governo do estado de São Paulo e empresas de atuação global e entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2020.

Na cerimônia de anúncio, o governador João Doria esteve presente, assim como Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Estímulo ao desenvolvimento

Segundo o Ministério da Economia, o novo centro terá o objetivo de estimular a adoção de novas tecnologias para ampliar a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras. Além disso, visa elevar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor, modelo de negócio no qual indústrias de um país produzem ou montam componentes para fabricação em outras nações.

Entre as tecnologias da Indústria 4.0, o C4IR Brasil pretende incentivar o emprego da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o uso da inteligência artificial no setor. Assim, o centro procurará levantar os principais desafios econômicos e sociais para a disseminação desses instrumentos, propondo soluções.

Para saber mais, acesse https://bit.ly/2ST0Y2v

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 3 Setor de papel e celulose prevê avanços no primeiro trimestre Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 2 Sustentabilidade: pautas parlamentares de 2024 Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 1 Seis tendências de inovação para foodtechs Saiba Mais