Cerveja sem álcool é tendência em alimentos

12/08/2025

A indústria de alimentos e bebidas tem sido sacudida por diversas tendências nos últimos anos – dos remédios para emagrecimento à onda fitness, que aumentou a demanda por produtos antes menos conhecidos, como whey protein e probióticos, além de alimentos sem glúten ou sem adição de açúcar. Mas uma tendência que até recentemente não estava no radar da maior parte do mercado, e que vem atraindo muitos investimentos, é a produção e o consumo de cervejas sem álcool.

Em 2024, a categoria de cervejas sem álcool – posicionadas como uma opção mais saudável, ou, na definição de um fabricante, um “refrigerante para adultos” – cresceu 18% no Brasil. O consumo de álcool vem se tornando cada vez menor entre as gerações mais jovens, sendo que atualmente cerca de 51% da população ingere bebidas alcoólicas. Mas, mesmo entre esse público, 53% dizem que estão consumindo menos. Pesquisas nos EUA mostram que pessoas da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2019) bebem 20% menos que os Millennials (nascidos entre 1982 e 1996), que por sua vez consomem menos que as gerações anteriores.

Pesquisas mostram, inclusive, que, entre as pessoas que consomem cerveja com álcool, também tem aumentado o consumo da versão “zero”. A Heineken diz que, no Brasil, a sua versão não alcoólica cresceu 10% em vendas ano passado, enquanto os produtos concorrentes da Ambev aumentaram as vendas em cerca de 40% no primeiro trimestre deste ano. Mesmo em mercados onde a cerveja é bastante tradicional, o consumo sem álcool cresce, como na Irlanda, onde esse número aumentou 275% em cinco anos, ou no Reino Unido, onde cresceu 110% apenas em 2024.

Agora, muitas cervejarias artesanais também estão trazendo versões sem álcool, como mostram os lançamentos recentes de empresas como Dádiva, Sim! e Trilha. Consumidores adeptos já criaram até um “Movimento Zero”, para estimular bares e restaurantes a incluírem a opção não alcoólica em seus cardápios.

Como toda mudança de comportamento, essa também traz desafios e oportunidades para a indústria, o que também implica investimentos em marketing e novos processos produtivos. As cervejas sem álcool são criadas por meio de processos modificados, que podem utilizar fermentação interrompida, destilação a vácuo ou osmose reversa.

Saiba mais nos sites BHB Food, Valor Investe, Investnews, Folha e Movimento Zero.

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