Cibersegurança entra no pilar estratégico das companhias do setor elétrico 

23/09/2021

As empresas do setor elétrico já estão colocando a cibersegurança entre os pilares prioritários de atuação para proteger seus sistemas em relação aos ataques cibernéticos. Segundo Marcelo Prais, Diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as empresas têm se voltado cada vez mais para o uso de dados no setor por ser fundamental para as tomadas de decisão no negócio. “Esse processo já ocorre em velocidade razoável, mas daqui para frente será exponencial”, aponta. 

Prais ainda apontou quatro sugestões para acelerar o processo de inovação no setor: maior flexibilidade no uso de recursos em Pesquisa & Desenvolvimento para testar novas tecnologias; maior colaboração e compartilhamento entre agentes e instituições, formando uma rede colaborativa de informações; maior abertura para a atuação de empresas de tecnologia voltadas para o setor elétrico (EnergyTechs); e dotar o sistema de maior agilidade e flexibilidade regulatória para não inibir o desenvolvimento mais acelerado do segmento.

O tema foi destaque do Siemens Innovation Forum, que teve como tema “Prontos para ir além?”, que reuniu representantes de diferentes segmentos do setor elétrico para debater os avanços tecnológicos e seus impactos no mercado de energia. 

Leia mais em matéria de cobertura do evento feita pela Automação Industrial em https://bit.ly/3Ep45pN.

Você também pode ouvir o podcast da Siemens analisando o conteúdo do fórum em https://spoti.fi/3kc4uUr

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 3 Setor de papel e celulose prevê avanços no primeiro trimestre Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 2 Sustentabilidade: pautas parlamentares de 2024 Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 1 Seis tendências de inovação para foodtechs Saiba Mais