CNI: no ritmo da retomada, produção industrial sobe em setembro

06/11/2020

A atividade industrial no país segue em recuperação após o baque gerado pela pandemia. A versão de setembro da Sondagem Industrial, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o indicador atingiu 59,1 pontos no mês. A alta da produção foi acompanhada também de mais contratações. O índice do número de empregados alcançou 55,3 pontos.

A ociosidade do parque industrial está em queda e a intenção de investir do empresário subiu pelo sexto mês consecutivo. Além disso, Todos os indicadores pesquisados apontam para o processo de recuperação econômica do setor. Para compor esse cenário, a CNI entrevistou 1881 empresas, sendo 734 pequenas, 674 médias e 473 grandes, no período de 1° a 14 de outubro.

“A atividade industrial de setembro se mostrou um ponto fora da curva para o mês. Podemos observar com clareza o processo de recuperação da economia, a alta de demanda e a necessidade de repor os estoques, que seguem baixos. A indústria operou acima do usual, com utilização da capacidade instalada acima do registrado nos últimos anos”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Empregos
O índice de evolução do número de empregados é o maior valor da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011. Na avaliação da entidade, a alta das contratações em setembro, quando comparado a agosto, foi bastante significativa.

Embora esse dado seja importante para o momento de recuperação, é preciso destacar que as altas registradas desde junho deste ano ocorrem depois de fortes quedas observadas de março a maio, que levaram o emprego no setor a um patamar muito baixo.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 72% em setembro, com aumento de 1 ponto percentual em relação ao mês de agosto. O índice de UCI efetiva em relação ao usual passou a situar-se acima da linha divisória, em 50,4 pontos.

Com isso, o indicador mostra que a atividade industrial está operando acima do nível usual. Desde novembro de 2010, quando registrou 50,5 pontos, o índice não mostrava aquecimento tão grande da atividade industrial.

Para ler a reportagem original, acesse https://bit.ly/3jAyV37.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais