

Economia apresenta sinais de crescimento com resultado do PIB
17/01/2023
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que comprovam um crescimento pequeno, mas já importante, sobre a economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, apresentou um aumento de 1% no período entre o final de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, sendo o setor de serviços o principal impulsionador para a elevação do índice.
Rebeca Palis, pesquisadora do IBGE afirma que “O avanço se deu basicamente pelo aumento da demanda por serviços, principalmente os presenciais voltados para as famílias”, um quadro resultante da flexibilização das medidas de isolamento que foram impostas devido à pandemia de coronavírus, despontada em 2020. Dentre os serviços, os maiores crescimentos foram em outros serviços (especialmente, alojamento e alimentação para famílias) (2,2%), o grupo transporte, armazenagem e correio (2,1%) e comércio (1,6%).
Vale ressaltar que o Relatório Mensal de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI) também apresentou registros de alta no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Mais da metade dos indicadores (dez dos quinze) apresentaram um aumento, com maior relevância no transporte aéreo de passageiros (uma alta de 57%!). Outros itens em destaque foram consumo de petróleo (16%), transporte de cargas aéreas (14%), acessos à internet fixa (11%) e transporte ferroviário de mercadorias gerais (9%).
Saiba mais detalhes no sites da Agência Brasil, Portal Fiesp e Portal da Indústria.
