Empregos que exigem conhecimento de IA aumentam 284%

16/09/2025

Um estudo sobre as vagas anunciadas para recrutamento mostra que, de 2021 até hoje, no Brasil, o volume de empregos que exigem conhecimento de ferramentas de inteligência artificial aumentou 284% - de 19 mil, quatro anos atrás, para 73 mil em 2024. Além disso, os salários das vagas que utilizam a tecnologia cresceram duas vezes mais rápido do que nas vagas que não estão ligadas a ela.  

A pesquisa, da consultoria PwC, analisou quase um bilhão de anúncios de emprego em seis continentes e identificou que os setores mais expostos ao uso da IA tiveram um crescimento de receita por funcionário que foi três vezes superior à média dos demais. O estudo separou as ocupações que convivem com IA em dois tipos: os “aumentados”, em que o trabalho pode ganhar eficiência ou escalabilidade por meio do uso da tecnologia; e os “automatizados”, nos quais parte do trabalho pode ser realizado por ela.  

A sócia responsável pela consultoria de Workforce na PwC Brasil, Camila Cinquetti, explica que os anúncios de vagas no país aumentaram mesmo em funções automatizáveis, o que indica que a IA está sendo basicamente usada para aumentar a produtividade, e não para reduzir headcount. 

O agronegócio, da fazenda até a indústria, se destaca no Brasil como o setor com o maior crescimento de demanda nas vagas expostas à IA. “Os dados demonstram uma alavanca significativa da IA no setor, provavelmente impulsionada pelos avanços na agricultura de precisão e na agricultura inteligente”, avalia Camila Cinquetti. O estudo também mostra que, desde a proliferação da IA Generativa, o crescimento da produtividade quase quadruplicou nos setores mais expostos à IA (por exemplo, serviços financeiros). Em contraste, a taxa de crescimento da produtividade em setores menos expostos à IA (entre eles, mineração e hotelaria) diminuiu de 10% para 9% no mesmo período. Camila observa que, nesse momento, empresas que utilizam IA apenas para reduzir o número de pessoas podem perder oportunidades de crescimento de novos mercados ou de geração de novos fluxos de receita. 

Um alerta que vem do estudo é a necessidade dos trabalhadores de se adaptarem mais rapidamente às demandas. As habilidades buscadas pelos empregadores mudam 66% mais rápido nas vagas expostas à IA.
Segundo os especialistas da PwC, ao longo dos anos, a IA vem gerando uma mudança significativa e constante nas habilidades requeridas.

Saiba mais nos sites da Exame, Indústria 4.0 e da PwC

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 17.09 500X300 2 IoT está cada vez mais integrada à IA Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 17.09 500X300 1 Quadriplicam vagas que pedem conhecimento de IA Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 01.09 500X300 2 Cervejas sem álcool são tendência em alta Saiba Mais