Estudo mostra como preparar o supply chain para os desafios impostos pelo coronavírus

01/06/2020

Diante dos efeitos provocados pelo Covid-19, organizações precisam estar prontas para dar respostas em várias frentes ao mesmo tempo. Além de proteger funcionários contra a doença, empresas precisam garantir a viabilidade operacional, que está sob pressão em função de novos e mais desafios na cadeia de suprimentos.

Neste momento, a área de supply chain de muitas indústrias já fez adaptações, mobilizando um time de gestão de crise para executá-las. Agora, como se preparar de maneira resiliente para o médio e longo prazos? Produzido pela McKinsey, o estudo Supply-chain recovery in coronavirus times—plan for now and the future abordou o assunto.

O estudo aponta que, no cenário atual, uma resposta completa de curto prazo significa enfrentar seis questões. Todas elas exigem ação rápida na cadeia de suprimentos – e de ponta a ponta. Obviamente, as ações devem ser tomadas em paralelo às medidas para apoiar a força de trabalho. São elas:

  1. Transparência: gere transparência nas cadeias de suprimentos em diferentes camadas. Estabeleça uma lista de componentes críticos, determinando a origem do suprimento e identificando fontes alternativas.
  2. Inventário: estime o estoque disponível ao longo de toda cadeia de valor, incluindo peças de reposição e estoque pós-venda. A partir daí, é mais simples manter a produção em andamento e permitir a entrega aos clientes.
  3. Estudo de demanda: faça uma análise realista do mercado, baseando-se no o comportamento de compra em falta dos clientes.
  4. Dimensione a capacidade produtiva: garanta a segurança dos funcionários, forneça Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e interaja com as equipes de comunicação para compartilhar o plano de prevenção contra o Covid-19. Ao fazer isso, será possível ter um cenário melhor dos níveis de capacidade atuais e projetados da força de trabalho e dos materiais.
  5. Entenda suas capacidades logísticas: estime a capacidade e a acelere, sempre que possível. Ao mesmo tempo, seja flexível no modo de transporte, quando necessário.
  6. Caixa e capital de giro: parte importante em momentos de baixa demanda. Simule testes de estresse para entender onde eventuais problemas surgidos na cadeia de suprimentos começarão a causar impacto financeiro.

No https://bit.ly/3dh2Xqj é possível ter acesso ao estudo completo (em inglês) e ver em mais detalhes como lidar com cada um dessas questões

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais