Faturamento da indústria supera período pré-pandemia

22/10/2020

A atividade da indústria manteve a trajetória de recuperação em agosto, apontam dados do relatório Indicadores Industriais, produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, todos os indicadores industriais medidos avançaram no mês. O faturamento real do setor, por exemplo, já ultrapassou o patamar do período pré-pandemia.

Outros sinais positivos levantados pela entidade referem-se ao emprego industrial, que retomou seu crescimento, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que também está praticamente de volta ao mesmo nível do período anterior à crise provocada pelo novo coronavírus

O faturamento real dessazonalizado aumentou 2,3% em agosto em relação a julho. Quando comparado com abril, auge dos impactos da pandemia na indústria, a alta é expressiva: 37,8%.

Frente a igual período de 2019, a expansão observada é de 3,6%. Com esse desempenho, o indicador ultrapassou o patamar pré-pandemia. Ainda assim, devido às fortes perdas de março e abril, no acumulado de 2020 o valor está 3,9% abaixo do registrado em igual período de 2019.

Emprego
O emprego na indústria cresceu 1,9% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal. Esse foi o primeiro avanço apurado em 2020. Na comparação com agosto de 2019, verifica-se queda de 2,9% no indicador. Já no acumulado do ano, registra-se recuo de 2,7% na comparação anual.

As horas trabalhadas cresceram 2,9%, também após ajuste sazonal. Ainda que não tenham retornado ao patamar pré-crise, acumulam expansão de 25,1% na comparação com abril. A massa salarial e o rendimento médio vêm se recuperando mais devagar, devido aos acordos de suspensão de contrato ou redução da jornada de trabalho e de salário. Ainda assim, as altas de agosto, em ambos os indicadores, mais que compensaram a queda apurada em julho.

Para ler a reportagem original na íntegra, acesse https://bit.ly/31qjC78.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais