Futuro sustentável depende de iniciativas urgentes

17/01/2023

Apesar de o Brasil estar entre os 20 países no mundo com maior capacidade de geração de energia solar, em segundo lugar na América Latina em emissões de dívidas verdes e outros dados que demonstram enorme potência para práticas ambientais, infelizmente, os desafios no país prejudicam uma agenda ambiental avançada.

Um exemplo recente foi o Brasil ter sido um dos últimos países a ratificar a Emenda de Kigali, acordo internacional para redução da emissão de gases hidrofluorcarbonos (HFCs), que destroem a camada de ozônio. O texto estava parado na Câmara desde 2018 e só foi aprovado pelos deputados em maio de 2022.

Outra questão foi o surpreendente aumento, em dois anos, de 175% no preço médio do Crédito de Descarbonização (CBIO), compensação obrigatória das empresas distribuidoras de combustíveis para redução de gases que causam efeito estufa. Representantes do setor e órgãos do governo pretendem discutir esse assunto, que prejudica o mercado de combustíveis e a meta de ampliar em 18% a participação de bioenergia na matriz energética brasileira nos próximos dez anos.

Diante disso, iniciativas são importantes, como o estudo promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), chamado de A Economia de Baixo Carbono: Para um Futuro Sustentável. Ele mostra como a indústria deve se comprometer para firmar uma notável economia de baixo carbono, baseando-se em quatro pilares principais:

  • Transição energética para opções renováveis;
  • Precificação de carbono emitido;
  • Economia circular;
  • Conservação das florestas.

Saiba mais detalhes no site do Portal da Indústria, site da EPBR e CNN Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 3 Setor de papel e celulose prevê avanços no primeiro trimestre Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 2 Sustentabilidade: pautas parlamentares de 2024 Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 1 Seis tendências de inovação para foodtechs Saiba Mais