Geração eólica no Brasil atinge 16 GW de capacidade instalada

24/06/2020

A indústria eólica nacional atingiu uma marca relevante. Com 637 parques eólicos e mais de 7,7 mil turbinas eólicas em operação, o setor chegou à marca de 16 GW de capacidade instalada. Em 2019, essa infraestrutura gerou 55,9 TWh de energia, aumento de 15% em relação ao ano anterior e reforçando o protagonismo da fonte na matriz energética do país.

Em 2019, 9,7% de toda a geração injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN) vieram de parques eólicos. Além, disso, segundo o Bloomberg New Energy Finance (BNEF), a indústria eólica investiu R$ 13,6 bilhões no Brasil no ano passado, ajudando o país a subir à sétima posição no ranking de geradores a partir dessa fonte do GWEC (Conselho Global de Energia Eólica). Em 2012, o mercado nacional ocupava a 15ª colocação.

Até 2024, o Brasil terá pelo menos 24 GW de capacidade instalada de energia eólica. "Dizemos 'pelo menos', porque esse é o valor considerando apenas os leilões já realizados e os contratos assinados no mercado livre. Com novos leilões, esse número será maior”, explica Elbia Gannoum, CEO da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica).

Efeito da pandemia e futuro
Segundo Elbia, a pandemia obviamente gerou impacto no setor, muito em função da abruta queda na demanda, e isso deve impactar os próximos leilões no mercado regulado. A executiva, no entanto, mantém seu otimismo em relação ao desenvolvimento do setor nos próximos anos.

“Ainda é cedo para falar sobre números desse impacto, porque o mercado livre se move rapidamente e cresceu muito”, comenta Elbia. “Isso pode fazer muita diferença para parques eólicos. E, mesmo em leilões regulamentados, sabemos que os parques eólicos tendem a desempenhar um papel importante devido à sua competitividade”, completa.

Para ter acesso ao conteúdo original (em inglês), vá até https://bit.ly/317ynwi.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais