Governo anuncia medida de estímulo ao setor de energia solar

31/07/2020

O governo brasileiro decidiu incluir diversos equipamentos de energia solar em uma lista de bens de capital cujos impostos de importação estão zerados até o final de 2021. A medida foi publicada em 20 de julho, no Diário Oficial da União (DOU).

Ao mesmo tempo, a medida deve ajudar a impulsionar negócios em momento no qual a desvalorização do real frente ao dólar aumenta os custos de componentes importados para geração solar – a maioria dos insumos vem da China.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, incluiu na medida uma dezena de módulos fotovoltaicos para energia solar, além de inversores e outros acessórios que permitem que os painéis de uma usina acompanhem o movimento do sol ao longo do dia para maximizar a produção.

Energia solar
Os impostos de importação para módulos solares habitualmente são de 12%, enquanto os inversores pagam tarifas de 14%, por exemplo. A informação é de Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A entidade, no entanto, ainda avalia o impacto das medidas no mercado. Sauaia ainda destacou que elas envolvem dezenas de diferentes itens.

Para acessar o conteúdo original, clique em https://bit.ly/2CFD72g.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais