

IA: empresas embarcaram, mas não têm ainda uma estratégia
12/08/2025
As empresas brasileiras estão apostando na inteligência artificial, mas ainda não sabem exatamente como incorporar a tecnologia em suas operações cotidianas. A publicação MIT Technology Review, ligada ao Massachusetts Institute of Technology, em sua edição brasileira, traz uma reportagem sobre o tema, explicando que o problema das empresas hoje não é acreditar na necessidade da IA, mas preparar seu ambiente e seus funcionários para lidar com ela e criar uma estratégia para gerar valor por meio de sua utilização.
O diagnóstico faz sentido em um mercado onde o medo da IA parece estar dando lugar a uma familiaridade desconfiada. Segundo um relatório global da Ipsos, empresa de pesquisa e consultoria, o número de brasileiros que têm medo de perder o emprego para a IA caiu de 57%, no ano passado, para 42% este ano.
Já a pesquisa Cisco AI Readiness Index (disponível para download aqui, em inglês), que entrevistou executivos de 147 países para entender como enxergam a aplicação da inteligência artificial, aponta que 98% das empresas brasileiras estão em processo de implementação ou desenvolvimento de uma estratégia de IA. Mas apenas 25% se veem preparadas para empregar a tecnologia no trabalho diário.
O artigo explica que a implementação da IA exige uma mudança cultural nas empresas, que passa por diversos pontos críticos: capacitar a força de trabalho, flexibilizar processos e se preparar para uma jornada de experimentação, que significa que deverá haver erros durante a fase de adoção da tecnologia. Não apenas pela dificuldade das pessoas em lidar com uma novidade, mas também pela própria natureza de evolução constante da IA.
É preciso também preparar a estrutura da empresa para as mudanças no ecossistema de trabalho, já que deverão surgir novas funções, outras deixarão de existir, e processos inteiros podem ser reinventados. A questão não é somente de quem ficará sem emprego, mas como cada emprego irá mudar – às vezes totalmente – de job description. Conscientes disso, 80% das empresas dizem que pretendem capacitar seus colaboradores, e 70% planejam contratar novos talentos.
Por enquanto, a maioria das empresas tem tentado utilizar IA somente para automação de processos, e grande parte delas tem recorrido a soluções de prateleira, em vez de desenvolver agentes próprios, segundo dados da pesquisa TIC Empresas, organizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Saiba mais sobre o tema nos sites MIT Tech Review, UOL, Cisco e Convergência Digital.
