Instituições de ensino liberam cursos online para quem deseja se capacitar na quarentena

30/03/2020

Na indústria como um todo ainda há muitos profissionais na ativa, atuando normalmente no chão da fábrica e em outras áreas. No entanto, parcela considerável da mão de obra do setor, em especial da área corporativa, viu-se obrigada a aderir ao home office como medida para conter o avanço da pandemia do coronavírus. E se você está em casa, saiba que é possível aproveitar o tempo livre se qualificando. Sim, instituições de ensino liberassem cursos online pagos para quem quiser fazê-los gratuitamente durante a quarentena.

Há de tudo um pouco, de aulas de Excel e finanças pessoais a módulos mais técnicos sobre programação de computadores e metrologia. Agora, algumas dicas são importantes para tornar a experiência realmente produtiva. Especialistas falam que é recomendável, entre outras coisas, encontrar e o melhor momento sozinho para se dedicar aos cursos. Além disso, dedicação é fundamental, mesmo em meio à rotina de trabalho, cuidados com a casa e, para os pais, com os filhos. Por fim, o tempo que cada um vai dedicar por dia é relativo e muito individual, já que cada pessoa possui uma curva de aprendizagem diferente.

Voltando aos cursos, instituições de ensino de respeito liberaram gratuitamente seus conteúdos. Na lista estão Fundação Getulio Vargas (FGV), Harvard e Universidade de São Paulo (USP), entre outros. Para quem deseja se aprofundar em conteúdos mais ligados ao setor industrial, a pedida é olhas a lista de módulos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Consumo Consciente de Energia, Fundamentos de Logística e Segurança do Trabalho são algumas das opções.


Veja abaixo a lista de instituições que liberaram cursos gratuitos:

Harvard
A famosa universidade americana liberou mais de 100 cursos gratuitos (todos em inglês), entre eles Artes e Design, Ciências Sociais e História. Para acessá-los, vá até o site da universidade.

Udemy
A rede abriu mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de programação. Confira a lista completa no site da empresa Udemy.

Senai
Ao todo, a instituição liberou 12 cursos online gratuitos com certificação. Mais informações no site do Senai.

USP
Na plataforma Coursera, é possível achar 17 cursos online disponibilizados pela Universidade de São Paulo (USP). Marketing, ciência da computação e biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

LinkedIn
A rede social profissional disponibilizou o conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas, somando mais de 10 horas de curso. Para acessar basta ir ao site do LinkedIn.

Perestroika
Escola de atividades criativas a Perestroika nasceu em 2007, sempre abordando conteúdos com viés criativo. Agora, a instituição anunciou que está tornando gratuito o curso chamado Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência. Entre aqui para acessar.

IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também disponibilizou cursos online de diferentes áreas. Para escolher o curso e se inscrever, vá até o portal do IFRS. Para acessar os conteúdos originais, vá ao https://bit.ly/2JcyEnv ou https://bit.ly/2UDhh4h.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais