Lançamento do Business 20 Brazil reflete nas discussões do setor industrial

05/03/2024

Na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aconteceu o lançamento do Business 20 Brazil (B20 Brasil), um grupo de negócios que surgiu a partir da reunião do G20 e que é composto pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana.

Sob o comando da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o braço de negócios do fórum global tem como objetivo organizar diálogos e discussões ao longo do ano de 2024 com representantes do setor industrial sobre como otimizar o desenvolvimento econômico. Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que esteve presente no evento, afirmou que o Brasil é protagonista em três temas de importância global — a segurança alimentar, a segurança energética e o clima —, portanto, a presença do país fará toda a diferença nas discussões do grupo.

Afinal, quais serão as prioridades das forças-tarefas do B20 Brasil? No campo do comércio e do investimento, será buscada a promoção de um comércio internacional aberto, equitativo e mais eficiente. Sobre emprego e educação, a ideia é diminuir as disparidades, ajudando o trabalhador a se qualificar com as principais demandas do mercado. Para a transição energética, foi apontada a importância de acelerar a transição energética global de forma justa e juntar forças para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), comenta: “Ninguém discute a legitimidade de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. O Brasil, inclusive, se orgulha de uma política orientada para a defesa do meio ambiente, a transição climática e o combate ao desmatamento. Ao mesmo tempo, nós temos a convicção de que há espaço para melhorar a governança global no que diz respeito ao impacto para o comércio de medidas adotadas com outros objetivos de política pública”.

Leia mais no site Portal da Indústrias, Agência Brasil e site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais