MPEs da indústria encaram desafios com a falta ou alto custo de matéria-prima 

19/11/2021

Um levantamento do Panorama da Pequena Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que micro e pequenas indústrias definiram, como principal problema no último ano, a falta ou o alto custo de matéria-prima.  

O relatório, divulgado trimestralmente, apontou ainda que as MPEs de transformação e construção são as que mais enfrentam esse desafio: estão a um ano e três meses encarando preços altos e escassez no fornecimento. 

Outro ponto levantado pelo relatório é a elevada carga tributária e o alto custo de energia. “A questão energética é um ponto de atenção, dado o contexto de crise hídrica atualmente vivido no Brasil”, destacou o estudo. 

Faturamento e desempenho crescem 
Apesar das dificuldades levantadas pela MPEs, o levantamento da CNI mostrou que, de julho a setembro, o Índice de Desempenho registrou 48,3 pontos. O resultado está acima do trimestre anterior (46,5 pontos) e acima da média histórica (43,3 pontos). 

Já o Índice de Situação Financeira fechou o terceiro trimestre em 42,6 pontos – alta de 0,3 em relação ao segundo trimestre e 0,7 quando comparado ao mesmo período de 2020. 

Mais detalhes do levantamento você encontra no site Agência de Notícias da Indústria: https://bit.ly/3cciAAl.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 3 Setor de papel e celulose prevê avanços no primeiro trimestre Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 2 Sustentabilidade: pautas parlamentares de 2024 Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 27.03 500X300 1 Seis tendências de inovação para foodtechs Saiba Mais