Países do Brics querem estimular transformação digital de suas PMEs

31/07/2020

Entender o grau de maturidade digital das pequenas e médias empresas (PMEs) de cada país para, a partir daí, desenvolver estratégias para preparar os pequenos negócios para a difícil jornada que representa transformação digital. A ideia foi debatida na última reunião dos membros do Brics, na primeira quinzena de julho, para debater propostas relacionadas ao tema e ganha força entre as nações que formam o bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A ideia, sugerida pela Rússia (atual presidente do bloco) é preparar uma metodologia e um questionário para que os resultados sejam apresentados na reunião de 2021. Representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participaram da reunião e, na ocasião, o órgão fez uma explanação sobre a situação das PMEs no país, as políticas públicas realizadas e apresentou dois dos projetos da ABDI voltados à questão: Digital BR e a Plataforma MEI.

O primeiro foi lançado em junho pela ABDI, enquanto a segunda iniciativa está atualmente em desenvolvimento juntamente com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). "A plataforma vai criar uma jornada de capacitação voltada para cultura de inovação e transformação digital para o microempreendedor individual. Sempre faremos link com outras instituições. A ideia é a integração de plataformas e oferta de serviços", explica Andrea Macera, da ABDI, em referência ao projeto destinado aos MEIs.

Outras ações no Brics
Na reunião, representantes de outros países também apresentaram projetos. A solução russa, por exemplo, oferece oferta de crédito por meio de plataforma ligada a bancos com tecnologia de blockchain.

Para ter acesso à reportagem completa, vá até https://bit.ly/3hvrNVm.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais