

Pandemia afeta receita de empresas de bebidas alcoólicas
07/05/2020
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) relata queda média de 71% no faturamento das empresas de bebidas alcoólicas durante a primeira quinzena de abril. Cristiane Foja, presidente-executiva da entidade, liga a baixa na performance ao fechamento de bares e restaurantes, medida adotada por muitos governos municipais e estaduais para combater a proliferação do coronavírus.
A dirigente alerta, contudo, que o consumo destes produtos costuma reagir imediatamente à renda dos brasileiros. “A bebida alcoólica é um complemento ao convívio social, às celebrações e aos encontros festivos. No isolamento social, não há esta interação em larga escala”, comenta Cristiane.
Comportamento do consumidor
A queda de faturamento registrada de 1 a 15 de abril nas empresas do ramo é maior que a da última pesquisa. A queda média no faturamento da segunda quinzena de março foi de 52%. A pesquisa foi feita com empresas associadas para acompanhar a evolução do impacto econômico devido à Covid-19.
Cristiane também destaca que, além do fechamento desses estabelecimentos, a recessão econômica que se desenha também deve influenciar o padrão de consumo dos brasileiros. “Quando há uma crise econômica, os consumidores fazem um down-grade de produtos ou, ainda, acabam acessando bebidas provenientes do mercado ilegal. Vimos isso em 2014 e 2015”, acrescenta.
O conteúdo original da reportagem pode ser lido no https://bit.ly/2YAhnxd.
