Pesquisa da CNI mostra que 66% da indústria não demitiram

01/06/2020

Encomendado ao Instituto FSB Pesquisa, estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aborda como a indústria lidou com a questão trabalhista diante dos efeitos provocados pelo Covid-19. Apesar de 74% das empresas terem sido impactadas e 82% terem registrado queda no faturamento nos últimos 45 dias, 66% delas não desligaram colaboradores, diz a pesquisa.

Outra boa notícia identificada no levantamento é que, mesmo entre quem demitiu, 78% acreditam que essa medida será temporária. De qualquer forma, 86% relataram que haverá redução de receita no setor industrial como um todo em 2020. Conduzido por telefone, o estudo ouviu 1.017 executivos industriais de todas as regiões do Brasil, de 15 e 25 de maio.

O levantamento traz ainda outras opiniões sobre como executivos do setor enxergam os impactos da crise. Para 77% dos entrevistados, a situação da doença é muito grave (35%) ou grave (42%) no Brasil. Outros 22% disseram que só têm condições financeiras de manter as atividades em funcionamento por mais um mês, enquanto 45% revelaram que esse prazo é de no máximo três meses.

“É possível enxergar a resiliência do empresário industrial nos dados trazidos pela pesquisa. A demissão é uma das últimas opções e, por isso, é preciso dar condições para evitar que os executivos cheguem a esse ponto”, afirma Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

Os dados mostram que as medidas trabalhistas, que resultaram em mais de 8 milhões de acordos individuais para redução de jornada e salário e suspensão de contratos de trabalho, foram importantes para a preservação de empregos”, completa.

Mais dados
Para garantirem a preservação dos empregos, muitos empresários foram obrigados a reduzir a jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários ou suspenderem os contratos, ações permitidas pela Medida Provisória 936, promulgada no inicio de abril. O estudo da CNI revela que 56% dos empresários recorreram aos programas oficiais do governo federal e 53% renegociaram com fornecedores.

Para ter acesso a mais dados da pesquisa da CNI, acesse https://bit.ly/2ZNKmyb.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais