

Procura por bens industriais aumenta no país
17/01/2023
Os dados de outubro para o cenário industrial não foram nada bons. Houve queda na produção industrial e na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), com expectativas de recuos no emprego industrial e nas exportações.
Por outro lado, houve um registro de alta na demanda por bens industriais, com aumento de 0,5% no terceiro semestre em relação aos três meses anteriores. Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelaram que os bens de capital e os bens de consumo duráveis foram os que mais se destacaram com percentuais de crescimento de 4,6% e 1%, respectivamente.
Quanto aos segmentos, os desempenhos mais positivos ficaram com as “máquinas e equipamentos” e “veículos”, com registros de avanço de 6,2% e 5,8%, respectivamente. No mesmo período, houve alta de 8,3% na procura por produtos importados, enquanto os bens nacionais sofreram queda de 1,4%.
Ao que se deve esses resultados otimistas? À melhoria no cenário de epidemia, em geral, à maior cobertura vacinal contra a Covid-19 e ao bom desempenho da economia do país nos últimos meses, com sinais de deflação.
Saiba mais no site da CNN e no Portal da Indústria.
