Qual mercado de tecnologia de energia limpa mais avançou?

29/05/2024

Mundialmente, os países têm investido em sistemas de energia mais limpos, relacionados à produção renovável, como os parques eólicos e solares. Porém esses segmentos, apesar de mostrarem um crescimento notável, estão amparados por um comércio ainda maior, o do armazenamento de baterias.

Conforme dados de um relatório especial da Agência Internacional de Energia, as baterias possuem uma importância fundamental para a estruturação dos futuros sistemas energéticos, sendo consideradas a “chave mestra” para desbloquear o potencial de outras tecnologias relacionadas à redução de emissão de gases poluentes. Segundo o estudo, em menos de 15 anos, os preços das baterias caíram mais de 90%, um índice que indica uma das quedas mais aceleradas na área de tecnologias voltadas à transição energética.

Como uma aliada no armazenamento de energia eólica ou solar, as baterias ainda precisam aumentar sua produção em sete vezes para que as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas a zero até meados do século. Para tal, os custos desses produtos precisam cair ainda mais e as cadeias de suprimento, englobando desde a extração e o processamento dos minerais críticos até a fabricação das próprias baterias, precisam se diversificar.

Apesar de uma pesquisa da DNV, que entrevistou mais de 400 executivos da indústria global, revelar que muitos países ainda não estão dando a devida atenção às políticas energéticas, especialmente sobre o papel das baterias na descarbonização da matriz elétrica, um exemplo recente mostrou o potencial desse mercado. Os Estados Unidos, ao sancionarem a Lei de Redução de Inflação que concede crédito fiscal federal de 30% sobre o custo de instalação de sistemas de armazenamento de energia, obtiveram um salto positivo no número de instalações desse tipo em certas regiões.

Leia mais no site da MIT Technology Review e no site da epbr.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.10 500X300 3 Brasil é a “menina de ouro” da transição energética global Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.10 500X300 2 Quais os avanços na indústria naval brasileira? Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.10 500X300 1 Eólica offshore: as vantagens para a matriz energética brasileira Saiba Mais