

Quase metade dos projetos com IA será cancelada até 2027
13/08/2025
Essa é uma das conclusões do Gartner Institute, uma consultoria mundial especializada em tecnologia, que ouviu 3.412 executivos de diversos países no início do ano e concluiu que 40% dos projetos com agentes de IA serão cancelados até 2027, por razões que variam entre custos crescentes, falta de resultados concretos e estruturas de gestão imaturas. O Gartner tem acompanhado os ciclos de surgimento e difusão de novas tecnologias desde o início da internet. Já realizou vários estudos sobre IA, e seu diagnóstico é que a primeira fase de deslumbramento e experimentação com a inteligência artificial generativa está passando. Agora, entra a fase de separar o joio do trigo.
Um dos efeitos é que devem desaparecer gradualmente os players “me engana que eu gosto” (em inglês, “agent washing”), que hoje oferecem produtos com soluções mais simples e antigas, como automação robótica e chatbots, como se fossem potencializadadas por agentes de IA. Na avaliação dos consultores, entre milhares de fornecedores no mundo que se apresentam como atuantes em agentes de IA, apenas cerca de 130 oferecem soluções que realmente se encaixam na definição de “inteligência artificial agêntica”. O mercado deve ver, nos próximos anos, uma consolidação, na qual apenas sobreviverão as empresas que entregam o que prometem às clientes corporativas.
Já nas indústrias que utilizam as soluções de IA, a próxima etapa é o investimento em compliance, infraestrutura, treinamento de equipes e reformulação de fluxos de trabalho. Em muitos casos, os processos que existem nas empresas não têm como incorporar os agentes autônomos de IA sem uma grande reformulação. A conclusão é que, sem métricas claras de retorno sobre investimento, boa parte dos projetos existentes hoje irá perder fôlego.
A previsão do Gartner é que as companhias com maior maturidade terão líderes dedicados à IA nos próximos 12 meses, e a escolha de projetos com essa tecnologia será feita com base no valor para os negócios e na viabilidade técnica. A estimativa é de que, até 2028, 15% das decisões de negócios do dia a dia sejam tomadas por agentes de IA, e um terço dos aplicativos corporativos conte com agentes integrados.
Saiba mais nos sites da Forbes Brasil, IT Forum, Gartner (em inglês) e Gartner Australia (em inglês).
