Questões estratégicas para o futuro da mineração

11/09/2019

Tempos de mudanças. Muitas indústrias no mundo atualmente enfrentam desafios para se adaptar ao novo ambiente de negócios. Na mineração, por exemplo, é preciso redefinir como operar em um cenário mais complexo, caracterizado por volatilidade, crescente lacuna de talentos, redução do acesso a insumos essenciais, como energia e água, e desaceleração da economia chinesa, grande mercado consumidor de minério, que deve crescer nas taxas mais baixas da década.

Estudo promovido pela consultoria Deloitte analisou o cenário do setor e propôs alternativas para as empresas mineradoras. Nomeado Tendências da Mineração, o levantamento chega à 11ª edição trazendo ainda importantes insights: melhora nas estratégias corporativas, revisão das abordagens de gestão de risco e do relacionamento com públicos de interesse são alguns dos pontos destacados, assim como adaptação à transformação digital e a criação de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.

Nessa nova ordem mundial, as mineradoras devem ir além da comunicação do valor que costumam fazer e precisam articular o que defendem, desenvolvendo modelos de negócios diferenciados, projetados para gerar valor a longo prazo. O último ponto, por sinal, é considerado estratégico. Isso porque, para atingir essa maior valoração, novas estratégias corporativas precisam ser desenvolvidas.

Neste sentido, o estudo da Deloitte aponta três mensagens-chaves para o setor prosperar em meio ao desafiador cenário atual. Em linhas gerais, elas envolvem gestão corporativa e de pessoas, além de tecnologia (e transformação digital). São elas:

  1. A disruptura e a volatilidade tornam imperativo para as empresas de mineração esclarecer como planejam gerar valor no futuro e como pretendem responder quando os preços inevitavelmente caírem novamente. Para prosperar, as organizações do setor precisarão desafiar o status quo, solicitando uma diversidade de opiniões e assumindo o risco de fazer as coisas de maneira diferente.
  2. A tecnologia e a inteligência artificial (IA) desempenharão papel fundamental, não apenas para ajudar empresas a prever cenários futuros, mas também para identificar riscos em nível empresarial e transformar a cadeia de suprimentos. Além disso, os avanços em plataformas financeiras, tecnologia de sensores, veículos autônomos, soluções com base em nuvem e análises estão preparando o caminho para o projeto de uma mina digital.
  3. Entender as necessidades e percepções das pessoas dentro e fora da organização será essencial. As empresas devem construir um local de trabalho mais diversificado e abordar o planejamento sucessório, promovendo a lealdade e retenção entre os funcionários existentes. Ao mesmo tempo, as empresas precisam fazer um maior contato com as comunidades locais, governos e consumidores, para que possam ser mais transparentes e receptivos.

Para ter acesso ao documento completo e saber mais, acesse a página da Deloitte.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

17004 Indústria quer participar das transformações do mercado de gás natural Saiba Mais
17000 Treinamento na era da transformação Saiba Mais
16998 PEC Emergencial Fiscal pode liberar até R$ 50 bi em investimentos no país Saiba Mais