RMVale é região de vanguarda na Indústria 4.0 e pode ser vetor da retomada

04/06/2021

Caderno especial do jornal O Vale mostra os avanços da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte na adoção das tecnologias da Indústria 4.0. Símbolo de um precoce processo de desindustrialização no início de 2021, a região sofreu profundamente os efeitos da pandemia. Ainda assim, a indústria vive por lá, tanto a tradicional como, especialmente, a “nova” indústria, que tem sede de inovação.

Em entrevista ao Caderno, a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, avalia que a região tem bastante potencial em diversos setores e capacidade para diversificação da economia, vocação para a tecnologia e possui papel fundamental na retomada. "Alguns polos estão crescendo rapidamente e destaco o polo de saúde, os serviços de tecnologia e o papel de celulose também", exemplificou.

Um dos exemplos da força da Indústria 4.0 na região é a Embraer, que já adota ferramentas modernas de automação na produção, além do Parque Tecnológico e a Volkswagen, que simula todos os novos processos produtivos, se resguardando de gastos superiores a R$ 100 milhões. A montadora também utiliza tecnologias de games e realidade virtual para simular os novos projetos.

Além disso, o jornal traz em seu canal, no YouTube, um webinar sobre o papel da indústria 4.0 na RMVale e também o papel da indústria no desenvolvimento da região. Participaram o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São José dos Campos, Alberto Mano Marques, e a presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, Eliane Maia.

Leia o caderno especial do jornal O Vale em https://bit.ly/2SuHXqs.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais