São Paulo eleita uma das 50 principais cidades para ciência e tecnologia

22/10/2025

O ranking da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), organismo da ONU que acompanha a inovação através de pesquisas e registro de patentes, incluiu São Paulo em 49º lugar na lista de cidades mais relevantes para a ciência e tecnologia no mundo. A capital paulista ocupava o 73º lugar até o ano passado, mas no ranking deste ano a OMPI passou a levar em consideração o volume de investimentos em inovação através de venture capital. O novo critério alterou as posições de diversos pólos de inovação em todo o mundo, e levou ao primeiro lugar o hub de Shenzen-Hong Kong, na China. O antigo campeão, o pólo Tóquio-Yokohama, do Japão, caiu para segundo. Em terceiro lugar ficou o cluster San Francisco-San Jose, na California. Além de São Paulo, outra grande mudança no ranking foi Londres, que com a nova forma de avaliação saltou de 21º para 8º lugar.

Na América Latina, São Paulo é um representante solitário entre os principais da lista, seguido pela cidade do México, em 79° lugar, e que até o ano passado não havia entrado entre os 100 mais. Rio de Janeiro e Porto Alegre também são considerados clusters de inovação, mas ficaram abaixo da 100ª posição. O ranking dos clusters de ciência e tecnologia é um derivado do Índice Global de Inovação (IGI) e foi criado em 2017.

Entre os indicadores que levaram a cidade a ser incluída no ranking, se destacam:

• 1.587 investimentos de venture capital
• 684 patentes registradas
• 24.349 artigos científicos publicados

Tudo isso dentro de um período de quatro anos (entre 2019 e 2023). Entre as empresas que contribuíram para os índices, algumas atingiram um volume de novas patentes equivalente às das maiores do mundo. Braskem (67), Natura e Instituto Butantan (com 16 cada um) lideraram esse movimento.

São Paulo possui mais de 360 mil empresas de tecnologia e startups, segundo um levantamento realizado no início do ano pelo Estadão. O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), calculado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, dá um score de 0,891 para a cidade, o que equivale a mais de três vezes a média do país (0,296).

Saiba mais sobre isso nos sites da CNI, do Estadão, da Agência SP e da OMPI (em inglês).

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 500X300 2 (5) O otimismo da Abiove Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 26.09 500X300 2 IA melhora a segurança do trabalho Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 26.09 500X300 1 95% dos projetos de IA não produzem resultados Saiba Mais