Siderurgia registra crescimento, mas pede vacinação em massa

22/04/2021

As grandes usinas siderúrgicas engataram recuperação da demanda no Brasil, puxada, especialmente, pelos clientes da construção civil, montadoras de veículos, obras de infraestrutura e máquinas e implementos agrícolas e rodoviários. O setor retomou o ritmo anterior à pandemia, mas, para se firmar nesse cenário, depende da vacinação em massa contra a Covid-19.

Segundo indicadores do Instituto Aço Brasil, o volume produzido no país de aço bruto alcançou 5,8 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, crescimento de 7,3% frente ao resultado desses meses no ano passado, enquanto as vendas internas atingiram 3,7 milhões de toneladas, 24% a mais em idêntica base de comparação. A Usiminas encerrou o quarto trimestre de 2020 com a produção acima do nível anterior ao da pandemia e acréscimo de vendas de laminados e placas e a expectativa da companhia é favorável, porém a depender do desenvolvimento do país, o que inclui a imunização e reformas fiscal e tributária.

Outros dois segmentos que explicam a recuperação da siderurgia são os de óleo e gás e energia renovável, que contam com maior participação da indústria nacional, como enfatiza Marco Polo de Mello Lopes, presidente-executivo do Instituto Aço Brasil. “Não obstante às dificuldades ainda existentes, como a necessidade urgente de acelerar a vacinação da população brasileira, o olhar da indústria brasileira do aço para 2021 é otimista”, diz.

Exportação em segundo plano
Após retomar a capacidade produtiva anterior à pandemia do coronavírus, o grupo siderúrgico ArcelorMittal definiu como prioridade o atendimento do mercado interno, tendo reduzido os volumes das exportações. Houve crescimento dos contratos em todas as áreas de atuação da companhia, principalmente a construção civil, setores automotivo e de linha branca, máquinas e implementos agrícolas e rodoviários. O atendimento ao consumo dos clientes no Brasil também é a prioridade da Usiminas.

Leia reportagem completa do Estado de Minas, com mais dados sobre desafios da oferta de
matéria-prima e sobre os investimentos para o ano, em https://bit.ly/32ebvui.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais