Tecnologia beneficia mercado exportador de carnes de aves no Brasil

02/04/2024

Para avançar em competividade no mercado internacional, é necessário mais do que oferecer produtos de qualidade e cumprir as diretrizes comerciais dos países de destino. Internamente, é preciso que as operações sejam dinâmicas e simples para que as etapas de exportação possam ser concluídas no menor tempo possível.

Diante disso, uma novidade dentro do mercado de exportação de carnes de aves para países da União Europeia irá fazer toda a diferença para os exportadores brasileiros. Agora, é possível emitir o Certificado de Origem Digital (COD) em alguns minutos, diferente do prazo de quase nove dias que era necessário para concluir essa demanda.

A inovação é fruto dos esforços entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) junto à Comissão Europeia com o intuito de facilitar o fluxo de comércio bilateral e eliminar etapas burocráticas de uma aliança comercial que, no ano de 2023, resultou em US$ 490 milhões em exportações de carnes de aves para a União Europeia, número que abarca 55% do total das exportações para o mundo.

Essa não foi a única boa novidade dentro do setor de alimentos no Brasil, já que foi anunciado o fim da Medida Antidumping da China sobre a carne de frango brasileira, que correspondia a uma sobretaxa, que variava entre 17,8% e 34,2%, sobre o valor do produto importado. A China é o segundo maior consumidor do produto no mundo e o principal destino de exportação da carne de frango brasileira (mais de 679 mil toneladas foram comercializadas apenas no ano de 2023).

Leia mais no site Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais