Usiminas faz registro de novas patentes no INPI

09/10/2020

A Usiminas, que conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados brasileiros e está presente em toda a cadeia siderúrgica, fez novas solicitações de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Os novos trabalhos, que se somam aos mais de 500 registros já feitos na autarquia, vêm da Usina de Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais.

Um dos registros é do dispositivo para realizar a troca (montagem e desmontagem) de algaravizes dos altos-fornos. O algaraviz é um tubo por meio do qual o ar é soprado para dentro do alto-forno para que aconteça o processo de produção de gusa, matéria-prima para fabricação do aço. Antes, essa troca era realizada manualmente pelo operador. Agora, utiliza-se uma parafusadeira elétrica ou pneumática, que elimina a marreta e facilita a execução da atividade.

Mais inovação
A segunda patente foi concedida a um sistema de ancoragem dos refratários de domos de regeneradores de altos-fornos, aquecido por vapor d'água. Os regeneradores são equipamentos responsáveis pela elevação da temperatura do ar soprado dentro dos fornos, enquanto o domo é a parte superior de um regenerador.

O novo sistema de ancoragem evita a necessidade de desmontagem do regenerador, permitindo a troca dos refratários somente da parte inferior cilíndrica dos fornos, cuja execução é mais simples, mais rápida e mais segura, eliminando o risco de queda de materiais.

Outro benefício importante é que o prazo de execução e o custo são bem menores do que os necessários para remoção e montagem de um conjunto de tijolos de refratários.

“Em 2020, já havíamos registrado três patentes, também de inventos desenvolvidos por equipes de Ipatinga. Esse trabalho de pesquisa e inovação é um diferencial competitivo importante para a companhia”, avalia Murilo Iglesias de Almeida, da Diretoria Corporativa de Pesquisa, Propriedade Intelectual e Padronização Tecnológica.

Fonte: Assessoria de imprensa da Usiminas

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Alimentos E Bebidas Thumb Blog 500X300 (1) Alimentos cada vez mais seguros para o consumidor Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 3 Exportações brasileiras são beneficiadas com novo certificado digital Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 10.04 500X300 2 CEOs mundiais estão mais otimistas sobre seus negócios Saiba Mais