Mobil Pegasus™ 1005 proporcionou a redução do consumo de óleo em termelétrica

Usina Termelétrica opera 24 motores Wärtsilä 20V34SG movidos a gás natural liquefeito (GNL) com capacidade instalada de 204 MW. Durante os primeiros 04 anos da operação desta usina foi utilizado o lubrificante Mobil Pegasus™ 805 nos motores, registrando um consumo específico médio de 0,26 l/MWh.

Recomendação
A engenharia da Mobil™ recomendou à Usina Termelétrica a mudança para o Mobil Pegasus™ 1005 com o objetivo de reduzir o consumo específico de óleo lubrificante e aumentar a proteção dos motores com o uso da nova tecnologia. Como parte do Serviço Planejado de Engenharia, foram estabelecidos indicadores de desempenho, em que as cargas de lubrificante em serviço e os motores foram acompanhados por meio do serviço de análise de óleo usado mantendo uma avaliação comparativa de desempenho em relação ao lubrificante anterior.

O consumo específico do lubrificante (medido em l/ MWh), a taxa de desgaste dos componentes internos do motor e a retenção das propriedades físicoquímicas do lubrificante fizeram parte dessa avaliação de desempenho.

Benefício
O Mobil Pegasus™ 1005 reduziu de 0,26 para 0,21 l/MWh o consumo específico de lubrificante nos motores do parque gerador da Usina Termelétrica. Decorridos 5 anos da conversão do parque, o acompanhamento sistemático do desempenho revelou que a redução de 20% no consumo específico foi atingida com total segurança da operação, sem comprometer a vida útil do lubrificante e o seu desempenho em relação à proteção dos componentes internos do motor.

Resultado
R$ 1,6M em redução de despesa com óleo lubrificante em 5 ano.

Encontre um distribuidor Entre em contato com especialistas Envie para um colega Baixe aqui