Mobilgard™ M430 ajuda a reduzir em 14,6% o consumo específico de óleo lubrificantes nos motores da Usina Termelétrica Gera Maranhão

A Usina Termelétrica Gera Maranhão opera em seu parque gerador 38 motores Wärtsilä 20V32 movidos a OCB1 com capacidade instalada de 330 MW e consumo específico médio de óleo lubrificante de 0,48 l/MWh.

Recomendação
Após avaliação das condições operacionais da usina e dos resultados preliminares obtidos com o Mobilgard™ em operações similares, os engenheiros da Mobil recomendaram a substituição do produto concorrente pelo Mobilgard M430 com o objetivo de reduzir o consumo específico de óleo lubrificante e a frequência de intervenções no motor para correções de carga. O lubrificante Mobilgard M430 possuiu uma formulação balanceada que permite reduzir a perda por volatilidade no motor e manter a estabilidade físico-química quando contaminado com o óleo combustível pesado, reduzindo o descarte na centrífuga e o consumo de óleo de reposição e correções forçadas para rejuvenescimento da carga no cárter do motor.

Impacto
Durante os 38 meses de uso contínuo do Mobilgard M430 nos motores da usina termelétrica, os engenheiros da Mobil em conjunto com a equipe técnica da Gera Maranhão conseguiram manter o consumo específico médio do lubrificante em 0,41 l/MWh, abaixo do patamar histórico de 0,48 l/MWh. Além disso, o controle das cargas em uso por meio do serviço de análise de óleo usado comprovou que a redução de consumo não comprometeu a estabilidade das condições físico-químicas do lubrificante e a proteção dos motores.

Benefício
A conversão para o Mobilgard M430 proporcionou uma redução de 14,6% no consumo específico de óleo lubrificante na Gera Maranhão (medido em litros por MWh).

Encontre um distribuidor Entre em contato com especialistas Envie para um colega Baixe aqui