Determinando intervalos de relubrificação

Rick Russo, Acessor Técnico de Produtos, ExxonMobil Research and Engineering.

Determinando Intervalos de Relubrificação

Rolamentos precisam ser relubrificados de tempos em tempos para substituição da graxa deteriorada, vazada ou contaminada. Entretanto, como as condições sob as quais os rolamentos operam podem variar significativamente, é necessário conhecimento em campo para determinar os intervalos de lubrificação adequados.

Qual deve ser a frequência de lubrificação?

Infelizmente, não há uma resposta única para esta pergunta. Este diagrama é válido para rolamentos em eixo horizontais, em máquinas estacionárias operando sob cargas normais e temperatura inferior a 71,1ºC (160ºF).

Escala A: Rolamentos de esferas radiais.

Escala b: Rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos de agulhas.

Escala c: Rolamentos de rolos esféricos, rolamentos cônicos, rolamentos de empuxo, rolamentos de rolos cilíndricos (intervalo de lubrificação 20% horas de operação), rolamentos de rolos cilíndricos cruzados com caixa (intervalo de lubrificação 30% horas de operação), rolamentos de empuxo cilíndricos, rolamentos de empuxo de agulhas e rolamentos de empuxo de rolos esféricos (intervalo de lubrificação 50% horas de operação).

Para rolamentos em eixos verticais, os intervalos de lubrificação obtidos do diagrama devem ser reduzidos pela metade. Para considerar o envelhecimento acelerado da graxa do rolamento a temperaturas elevadas, o intervalo obtido no diagrama deve ser reduzido pela metade para cada elevação de 2,8ºC (27ºF) da temperatura do rolamento acima de 71,1ºC (160ºF).

Lembre-se que a temperatura operacional máxima da graxa não pode ser excedida.

Para rolamentos de rolos maiores com furo de 300 mm (11,8 pol.) ou mais, só é possível obter lubrificação adequada se os rolamentos forem lubrificados com mais frequência do que indicado no diagrama, e portanto as linhas são quebradas. Nosso exemplo resulta em 3000 horas ou 4 meses.

Quanta graxa devo usar ao lubrificar?

A quantidade de graxa adequada e o intervalo de lubrificação dos rolamentos podem ser calculados da seguinte maneira:

G = 0,005 DB

Onde:

G = peso da graxa, gramas

D = diâmetro externo do rolamento, mm

B = largura do rolamento, mm

Lembre-se: o excesso de lubrificação é responsável por mais falhas de rolamentos que qualquer outro fator. Se houver muita graxa, o atrito interno faz com que a temperatura aumente além do ponto de gota, acusando oxidação da graxa e falha prematura do rolamento.

Encontre um distribuidor Entre em contato com especialistas Envie para um colega