

Fabricantes investem em máquinas inteligentes para o agro
11/05/2025
Os equipamentos com recursos de inteligência artificial são uma tendência cada vez mais presente nas linhas de máquinas do agronegócio. Os lançamentos apresentados na Agrishow, a maior feira do gênero na América Latina, realizada em Ribeirão Preto no final de abril, mostraram que o setor é a nova fronteira para o avanço das máquinas inteligentes.
O Agrishow Labs, hub de inovação do evento, reuniu 72 startups com soluções que conjugam IA e robótica. Já os grandes fabricantes de equipamentos apresentaram novidades como máquinas plantadoras de cana inteligentes, colheitadeiras gigantes de 25 toneladas que incorporam sensores, monitoramento e IA para reduzir desperdício. A Massey Ferguson apresentou todo um portfólio de máquinas inteligentes, conjugando sensores e aprendizado de máquina, que inclui pulverizadores que despejam somente o necessário em cada área – podendo gerar economias de R$ 40 mil por safra, segundo os cálculos do fabricante – e plantadeiras que evitam sobreposição e falhas na distribuição das sementes.
A vantagem mais visível da incorporação da IA aos equipamentos agrícolas está na otimização de insumos. Por exemplo, na aplicação de defensivos apenas nas plantas ou nas áreas em que isso se faz necessário. Mas ela também aparece em coleta e análise de dados para gestão, na precificação de produtos, previsão de tendências de mercado e otimizações na cadeia de suprimentos.
Saiba mais nos sites Agrishow Digital, G1, G1, A Cidade On e EPTV.
