Mobil Centaur XHP™ 462 reduz quebra de rolamentos em usina goiana de açúcar e álcool

A Usina de Açúcar e Etanol lubrificava os rolamentos das roscas afofadoras de seu difusor com graxa convencional de lítio, desde o início de sua operação. Devido à grande contaminação por vapor d’água – inerente ao processo de extração do caldo – enfrentava quebras constantes destes equipamentos. Entre as safras de 2010 (safra 10-11) e 2013 (safra 13-14), houve 50 quebras de rolamentos.

Recomendação
A Engenharia da Mobil™ após visita ao difusor e avaliação das condições operacionais das roscas em fevereiro de 2014, recomendou a substituição da graxa convencional pela Mobil Centaur XHP™ 462, mantendo a mesma quantidade e o intervalo de relubrificação. A premissa desta indicação é em razão da tecnologia do espessante de sulfonato de cálcio presente na graxa que garante a eficiente lubrificação dos rolamentos mesmo em ambientes com alta contaminação por água, bem como a sua capacidade de suportar carga protegendo e aumentando a confiabilidade dos rolamentos.

Benefício
Com a aplicação da graxa Mobil Centaur XHP™ 462 desde 2014 (safra 14-15) nos rolamentos das roscas afofadoras, houve uma redução de 56% nas quebras destes componentes, gerando uma economia em R$ 28.758,00 para a usina na aquisição de novos rolamentos, além da redução de custos indiretos com mão-de-obra para conserto desses equipamentos e interação de homem-máquina.

Resultado
R$ 28,8 mil de economia em manutenção de rolamentos.

Encontre um distribuidor Entre em contato com especialistas Envie para um colega Baixe aqui