ESG, a protagonista no mundo dos negócios

17/01/2023

Nos últimos anos, grandes corporações compreenderam que é inevitável atrelar suas práticas aos temas Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança (Environmental, Social and Governance – ESG). Seja em suas análises e estratégias empresariais, ou em seus planejamentos regulares, essa pauta domina as discussões dos executivos.

De acordo com o especialista da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, o crescimento dessa abordagem foi acelerado em mais 20 anos devido à crise pandêmica. No Seminário ESG na Pauta da Indústria Baiana, promovido pelo Conselho de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Voltolini afirmou: “Em dois anos, fizemos cinco vezes mais estratégias de sustentabilidade e de ESG do que nos últimos dez anos”.

Ele ainda caracteriza os cenários de crise como os mais propícios para que o mundo empresarial aumente o interesse em demandas de sustentabilidade, como os projetos de gestão em ESG. Ricardo relembrou a crise econômica de 2008, quando o assunto da sustentabilidade foi visto como uma solução para a instabilidade causada pela crise imobiliária.

E não apenas isso! O especialista ainda acredita que a cultura geracional influencia na ascensão do tema e no aumento de sua relevância. Os millenials, com idades entre 30 e 40 anos, apresentam uma visão de investimento atrelada a conceitos como ter um propósito - e não apenas visar o lucro – e a necessidade de atuarem de maneira mais ética e transparente no mundo empresarial.

Leia mais no site da FIEB.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais